Vamos
começar falando o que é um container. É uma caixa construÃda em
aço, alumÃnio ou fibra, construÃdo de forma resistente para ser usado várias
vezes, criado para o transporte unitizado de mercadorias. Pode ser utilizado
por vários modais, como: marÃtimo, terrestre e aéreo.
Normalmente são identificados com marcas do proprietário e local do registro,
números, tipos, tamanhos, etc.
Durante
séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e
europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes
perdas no
transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga.
transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga.
Em
1937, o americano motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, Malcom
Mc Lean, observou o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova
Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço
que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Com
o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a
Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal,
abrangendo transporte marÃtimo, fluvial, ferroviário, além de terminaisportuários. Assim surgiu a contentorização.
Todo
tipo de container é padronizado externamente, podendo as dimensões internas
serem diferentes devido ao tipo de carga que é transportada. É um equipamento
indispensável para o transporte internacional, pois traz maior segurança para a
carga e facilidade com o manuseio, armazenagem e movimentação da carga.
O navio porta- containers é concebido especificamente para o transporte de containers, os porões são equipados com guias ou celas, para receber e estivar os containers, agilizando as operações de carga e descarga. Geralmente não dispõe de meios de carga próprios, guindastes ou gruas, e costumam ter uma velocidade de serviço superior à dos cargueirostradicionais. A tendência é para o gigantismo destes navios, existindo já unidades com capacidade para mais de 14mil containers de vinte pés (TEUS, twenty foot equivalent unit) também usado para levar os contêineres para o porto.
Veja
o vÃdeo abaixo com um dos maiores navio porta-containers do mundo:
(Clique na imagem para assistir ao vÃdeo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário