segunda-feira, 18 de abril de 2016

Para que serve o container ?


Vamos começar falando o que é um container. É uma caixa construída em aço, alumínio ou fibra, construído de forma resistente para ser usado várias vezes, criado para o transporte unitizado de mercadorias. Pode ser utilizado por vários modais, como: marítimo, terrestre e aéreo. Normalmente são identificados com marcas do proprietário e local do registro, números, tipos, tamanhos, etc.

Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no
transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. 

Em 1937, o americano motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, Malcom Mc Lean, observou o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminaisportuários. Assim surgiu a contentorização. 

Todo tipo de container é padronizado externamente, podendo as dimensões internas serem diferentes devido ao tipo de carga que é transportada. É um equipamento indispensável para o transporte internacional, pois traz maior segurança para a carga e facilidade com o manuseio, armazenagem e movimentação da carga.

 

O navio porta- containers é concebido especificamente para o transporte de containers, os porões são equipados com guias ou celas, para receber e estivar os containers, agilizando as operações de carga e descarga. Geralmente não dispõe de meios de carga próprios, guindastes ou gruas, e costumam ter uma velocidade de serviço superior à dos cargueirostradicionais. A tendência é para o gigantismo destes navios, existindo já unidades com capacidade para mais de 14mil containers de vinte pés (TEUS, twenty foot equivalent unit) também usado para levar os contêineres para o porto.

Veja o vídeo abaixo com um dos maiores navio porta-containers do mundo:


  (Clique na imagem para assistir ao vídeo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário